NOTÍCIAS E ARTIGOS

Prazo para dívida trabalhista de recuperanda inicia na homologação
13 Jun

O prazo de uma empresa para pagar débitos trabalhistas é de um ano após a concessão da recuperação judicial. O entendimento é do ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, que concedeu liminar para uma empresa de comércio de auto peças.

O ministro relator do caso não entrou no mérito, que ainda será julgado. Mas concordou com a tese da empresa de que a não concessão da liminar geraria um prejuízo que não teria como reparar caso sua tese saia vencedora no mérito.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia estabelecido que o prazo para o pagamento das dívidas trabalhistas era um ano após final do prazo de suspensão do stay period ou da decisão de homologação que concede a recuperação judicial, o que ocorresse primeiro. No caso, o stay period terminou antes da homologação. Isso faria com que a empresa tivesse que pagar as verbas trabalhistas devidas mais cedo do que previa.

"Diante do poder geral de cautela, já tendo o recurso especial sido admitido na origem, constatando-se fundado receio de que a requerente, antes do julgamento da matéria, em caráter definitivo, venha a sofrer lesão grave e de difícil reparação, defiro o pleito de atribuir efeito suspensivo ao recurso especial", afirma o ministro Salomão.

Fonte: Conjur

Voltar